top of page
  • Cryobras

A história do gelo seco

Atualizado: 14 de ago. de 2023

Gelo seco se trata do CO2 em estado sólido, particularmente útil para congelar e manter as coisas congeladas devido à sua temperatura de -78ºC. Mas você conhece a história da sua descoberta?


Em 1829, Adrien Thilorier desenvolveu uma máquina para comprimir gases. Alguns anos depois, o cientista venceu a renomada premiação Montyon Prize realizando experimentos onde produzia dióxido de carbono em estado líquido - vale lembrar que esse feito já havia sido produzido por Michael Faraday em 1823

Em seguida, Thilorier enviou à Academia Francesa de Ciências uma carta descrevendo suas práticas e descobertas. Porém, foi 1835 que a Academia Francesa de Ciências recebeu outra carta de Adrien Thilorier onde ele afirmava ter solidificado dióxido de carbono.

Na carta, ele descreve o produto de seu experimento como “um material branco, pulverulento, que adere fortemente às paredes e só pode ser removido quebrando o frasco''.

O mais interessante é que Thilorier não percebeu que tinha solidificado dióxido de carbono até que um grupo de cientistas da Academia explicou a ele o que havia acontecido.

Durante 60 anos, o gelo seco foi observado em laboratórios universitários, mas não era prevista sua aplicação prática. Depois, ele começou a ser usado de maneira comercial. O primeiro uso comercial para o gelo seco nos Estados Unidos foi registrado em 1925, quando foi feito o primeiro extintor de incêndio com CO2.

150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page