Entenda o que é o gelo seco e conheça seus principais formatos e aplicações.
O gelo seco nada mais é que dióxido de carbono (CO2) em estado sólido. Para produzi-lo, gás carbônico é colocado em tanques sob alta pressão e resfriado a temperaturas muito baixas. Em seguida, o produto é despressurizado e prensado mecanicamente para atingir o formato desejado.
Por não ser feito de água, o gelo seco não derrete com o passar do tempo, e sim sublima - isto é, passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Além disso, seus diferentes formatos permitem uma extensa variedade de aplicações e utilidades.
O formato mais conhecido de gelo seco é o chamado nugget. Geralmente encontrado na forma de pequenos cilindros, o nugget apresenta a praticidade de ter sua quantidade mais facilmente regulada, além de uma boa vida útil por sua sublimação lenta. Por isso, é o formato mais utilizado para transporte e conservação de produtos na indústria alimentícia, farmacêutica, entre outros.
Durante a pandemia de Covid 19, o gelo seco foi muito utilizado para o transporte de vacinas, garantindo que as mesmas chegassem aos seus destinos conservadas e sem riscos de aplicação até mesmo em locais remotos e de difícil acesso. A mesma técnica também é utilizada para o transporte de materiais biológicos para pesquisas, transplante de órgãos, entre outros.
Em festas e eventos o gelo seco também possui uma variedade de aplicações. De sua utilização em drinks à máquinas de fumaça e painéis decorativos, o efeito estético da névoa da sublimação do CO2 é muito popular nesses contextos. Além disso, ele pode ser usado para a conservação de alimentos em estabelecimentos, caminhões de transporte, caixas térmicas, entre outros.
Já o pellet é o formato com menor diâmetro e maior taxa de sublimação. Sua aplicabilidade se dá principalmente na área industrial, como nas máquinas de limpeza por jateamento com gelo seco. Enquanto isso, o bloco de gelo seco possui as características opostas, sendo a alternativa com maior diâmetro e menor taxa de sublimação, o que o faz ideal para transporte e conservações a longo prazo.
Portanto, é possível perceber que o gelo seco está presente em uma infinidade de contextos, e sua importância vai além do que as pessoas costumam imaginar. Além disso, saber diferenciar as funções dos seus principais formatos pode se fazer útil na hora de escolher a alternativa mais eficiente ao precisar de suas aplicações.
Comments